Eleições / Eleições 2022

Ipec: Com segunda rodada de pesquisas, Neto registra queda e Jerônimo crescimento; veja números

Reprodução / TV Bahia
Bnews - Divulgação Reprodução / TV Bahia

Publicado em 26/09/2022, às 10h16 - Atualizado às 10h16   Redação



A segunda rodada de pesquisas de intenção de voto para governador, feita pelo Ipec (ex-Ibope), mostrou um crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) e queda do também postulante ACM Neto (União Brasil) na Bahia.

Na primeira análise, o ex-prefeito de Salvador apresentava 56% das intenções. Na segunda rodada, sofreu uma queda 9 pontos, contudo, ainda segue na liderança, com 47%. Já o candidato de Lula (PT), somou na primeira rodada 13% das intenções, e terminou com crescimento de 19 pontos, totalizando 32% das inteções.

A queda nas intenções de voto do ex-prefeito acontece em meio à polêmica da autodeclaração do candidato como pardo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Alguns internautas chegaram a dizer que o político teria feito bronzeamento artificial — o que ele nega. A questão tem causado acusações de que ele teria buscado se beneficiar das cotas do fundo eleitoral.

Mas, apesar da queda, Neto ainda tem entre 44% e 50% enquanto a soma dos outros candidatos é de 40%. Segundo a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para vencer sem necessidade de 2º turno o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais 1. Os votos válidos não levam em conta brancos e nulos. Desta forma, a nova rodada do Ipec segue apontando vitória do ex-prefeito de Salvador em 1º turno.

Marcelo Millet (PCO) teve 1% na nova pesquisa e oscilou para baixo em relação à pesquisa de agosto (em que registrou 2%) enquanto Kleber Rosa (PSOL) obteve 1% e seguiu estável. Giovani Damico (PCB) não pontuou nessa pesquisa também e seguiu estável. Millet, Rosa e Damico empatam tecnicamente com Roma dentro da margem de erro.

Os eleitores que pretendem votar branco ou nulo somam 4%, enquanto os indecisos foram 8% dos entrevistados. A pesquisa ouviu 1.504 pessoas presencialmente, em 72 cidades da Bahia, entre os dias 20 e 22 de setembro. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 126.530,48. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código o BA-05576/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp