Eleições / Eleições 2022

Justiça determina que ACM Neto apague publicação sobre pesquisa de jornal

Joilson César/ BNews
Na publicação, o candidato ACM Neto criticou a metodologia da pesquisa  |   Bnews - Divulgação Joilson César/ BNews

Publicado em 18/08/2022, às 12h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou que o ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), apague uma publicação no Instagram com críticas à pesquisa AtlasIntel, divulgada pelo A Tarde. Na análise de intenção de votos ao Governo do Estado, há um crescimento de Jerônimo Rodrigues (PT), que ficou muito próximo do democrata.

Na publicação, Neto criticou a metodologia da pesquisa. Ele classificou o levantamento de "pesquisa fake do PT na Bahia". "O que eles chamam de pesquisa é, na verdade, uma enquete manipulada. E o que eles chamam de jornal não passa de um panfleto comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia", publicou o candidato.

Na decisão desta quarta-feira (17), o juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Paulo Sergio de Oliveira, determinou que ACM Neto editasse ou apagasse a publicação. A campanha do candidato do União Brasil decidiu excluir o post da rede social. A pena definida em caso de descumprimento da decisão foi uma multa diária de R$ 5 mil.

"Diante do exposto, presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora, defiro parcialmente o pedido liminar requestado, determinando ao representado que edite a postagem (...) para dela suprimir apenas as expressões '...comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia' e 'vaza pesquisa fake do PT na Bahia' ou, na impossibilidade de edição do vídeo, que exclua integralmente a postagem, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa diária, fixada em R$5.000,00 (cinco mil reais), pelo eventual descumprimento da obrigação acima descrita", diz trecho da decisão.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp