Eleições / Eleições 2022

Líderes do MDB de 11 estados declaram apoio a Lula já no primeiro turno

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) na Zona Sul de São Paulo. O MDB tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata a presidente.  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 18/07/2022, às 16h50   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Como esperado, na semana em que se iniciam as convenções partidárias para confirmação das candidaturas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o apoio oficial de 11 diretórios do MDB à sua pré-candidatura à Presidência

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) na Zona Sul de São Paulo. O MDB tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata a presidente.

Entre os presentes no evento estavam o senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB), Eunício Oliveira (CE), Rose de Freitas (ES), Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI), Edison Lobão (MA) e o presidente do diretório estadual MDB no RJ, Leonardo Picciani. Representantes do Pará (Elder Barbalho) e do Rio Grande do Norte (Garibaldi Alves) não compareceram, mas estão com o grupo.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também estava na reunião, afirmou que respeita a candidatura de Simone Tebet, mas considera importante a união com o MDB. "Essa decisão é muito importante não só para a candidatura do presidente Lula como para a democracia brasileira e para esse processo que estamos vivendo e que é muito diferente de todos os outros processos eleitorais que nós já vivemos no Brasil. Essa união de forças que acredita e luta pela democracia é fundamental para enfrentarmos esse momento."

De acordo com o g1, Gleise reafirmou que o posicionamento não desmerece a candidatura colocada pelo partido: "E isso não traz demérito algum para candidatura já colocada pelo MDB para disputar as eleições. Quero aqui colocar o meu respeito e consideração à senadora Simone de quem fui colega por uma parte do meu mandato no Senado, à legitimidade do MDB para apresentar sua candidatura. Mas estamos num momento que nós temos que unir as forças democráticas e progressistas para evitar uma tragédia maior no Brasil. E penso que o momento é agora. Nós não temos muito tempo para fazer isso", finalizou Gleisi.

Antes da reunião, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que o grupo irá "defender nas Convenções, vamos conversar com todos que fazem o MDB no Brasil para que o MDB marche junto para o fortalecimento da nossa democracia, e a gente entende que a candidatura do presidente Lula representa isso".

Sobre o racha interno no MDB, Dantas informou que ainda estão conversando. "Obviamente que a gente respeita a opinião de todos, mas o nosso ponto de vista é defender firmemente a candidatura do presidente Lula e a aliança já em primeiro turno."

Leia também:Depois da Bahia, PT busca aliança nacional com o MDB e senadores do partido têm jantar marcado com Lula

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags