Eleições / Eleições 2022

Lídice prevê crescimento de Jerônimo nas próximas pesquisas

Foto: Reprodução
Primeira pesquisa com o nome do secretário de educação Jerônimo Rodrigues como candidato saiu nesta segunda  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução

Publicado em 21/03/2022, às 09h56   Diego Vieira e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após a publicação da primeira pesquisa com o nome do secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) como um dos postulantes ao governo do Estado, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) avaliou os números apresentados e acredita que o candidato petista vai crescer nos próximos levantamentos.

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e o secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues (PT) registraram uma diferença de 8% na disputa pelo Governo da Bahia, quando apresentados seus apoiadores, segundo pesquisa feita pelo Instituto Opnus, divulgada nesta segunda-feira (21).

"Uma candidatura do nosso campo cresceria com o apoio do presidente Lula e chegariam ao patamar no nível que Jerônimo está apresentando. Eu tenho muita confiança de que Jerônimo crescerá e ganhará as eleições", disse Lídice durante encontro do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.

Leia mais: PT remarca evento com Lula e Jerônimo sem presença de público; saiba nova data
Otto Alencar lidera intenções de votos para o Senado, diz Instituto Opnus; veja pontuação de outros nomes

Segundo a análise, Neto com o apoio de Ciro Gomes (PDT) teve 41% das intenções de votos, Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa (PT), pontuou 33%. O ministro das Cidades João Roma (sem partido), apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos representaram 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.

"Tem uma raiz fincada na identidade baiana, é respeitado, querido, uma figura de personalidade tranquilça que não tem nenhum tipo de rejeição. Acho que vai aumentar [as intenções de voto]", completou Lídice.

Já em cenário espontâneo, quando não se apresentam os nomes, quase metade dos eleitores não tem preferência por qualquer candidato: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador.

Depois, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto, o governador Rui Costa com 9%, João Roma tem 4%, Jaques Wagner somou 3%, e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp