Eleições / Eleições 2022

Luciano Bivar pode deixar corrida à presidência; entenda

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Costura entre PT e UB pode fazer com que Luciano Bivar mude decisão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 25/07/2022, às 18h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O pré-candidato à Presidência da República, Luciano Bivar (União Brasil), pode deixar a disputa ao Palácio do Planalto. E isso deve ocorrer devido a conversas entre o partido dele e o PT.

Conforme o portal Metrópoles, o candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, e dirigentes que integram a coligação do partido no estado têm trabalhado para convencer Bivar a desistir do pleito.

Como "prêmio", a vaga de vice na disputa ao Palácio dos Bandeirantes ficaria como o União Brasil. Para Bivar, a partir deste desenho, PT e PSB se comprometeriam a apoiar a candidatura dele ao Senado em Pernambuco.

O deputado federal passaria a fazer parte da chapa liderada pelo pessebista Danilo Cabral, o que diminuiria o número de postulantes ao Planalto e possivelmente ajudaria o plano de Lula de ganhar no primeiro turno.

O União Brasil fez a convenção de São Paulo nesta semana e declarou apoio ao governador Rodrigo Garcia, do PSDB.

O PT tem o interesse em enfraquecer a candidatura de Garcia, considerado um adversário mais difícil para o segundo turno do que o bolsonarista Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Negativa

Porém, ainda conforme o portal Metrópoles, dirigentes do União Brasil negam a possibilidade de acordo com o PT - as conversas teriam a anuência do ex-presidente Lula (PT).

Integrantes do partido que conversaram com o vice-presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, dizem que as negociações do partido com Haddad tratam apenas do apoio a Lula no segundo turno.

O PT tem até o dia 5 de agosto para definir o vice de Haddad. A ex-ministra Marina Silva, da Rede, e o ex-prefeito Jonas Donizette, do PSB, também são cotados para o posto.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp