Eleições / Eleições 2022

Lula age para minar candidatura de Ciro ao Planalto

Divulgação // Ricardo Stuckert
Até no Ceará, onde os dois partidos mantêm aliança desde 2006, confronto aumentou  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Ricardo Stuckert

Publicado em 10/05/2022, às 09h32   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula entrou nas articulações com o objetivo de aumentar a pressão para que o ex-ministro Ciro Gomes desista da candidatura e para que o PDT integre a base de aliança do petista. De acordo com informações do Estadão, pesquisas de intenção de voto indicam que, se Ciro sair do páreo, a maioria de seus eleitores deve migrar para Lula.

Apesar de manterem aliança desde 2006, no Ceará o PT também deflagrou uma estratégia para encurralar Ciro. Para viabilizar a aliança, o PT tem oferecido apoio a mais candidatos do PDT em outros estados como Rio de Janeiro e Maranhão.

Coordenador da campanha de Lula, o senador Jaques Wagner adotou tom mais comedido sobre o apoio do PDT, mas também tem a expectativa de conquistar o aval do partido. “Formal não creio, mas das bases, a depender do Estado, pode acontecer, sim”, disse.

A pressão aumentou quando o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse numa reunião virtual com petistas que o PDT deve abandonar Ciro para aderir à campanha de Lula, ainda neste primeiro turno.

Ciro respondeu afirmando que “É bom que todo mundo saiba que esse acordo (entre o PDT e o PT) vai acontecer se o interesse do Ceará estiver acima. Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também”.

Apesar das articulações, o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o partido não desistirá de Ciro. “Não me canso de repetir que a candidatura do Ciro já foi homologada pelo diretório. Só falta a convenção legal”, destacou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags