Eleições / Eleições 2022

Lula foi orientado a contra-atacar Bolsonaro sobre aborto no debate da Band; saiba estratégia

Reprodução / BandTV
Os dois candidatos participarão do debate da TV Band neste domingo, às 20h  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BandTV

Publicado em 16/10/2022, às 18h48   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula (PT) foi orientado por sua equipe de campanha a contra-atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL) caso ele seja questionado sobre sua posição em relação à liberação do aborto no país, durante o debate da TV Band, neste domingo (16).

De acordo com o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, auxiliares do petista o aconselharam a, além de reforçar ser pessoalmente contra a prática do aborto, questionar Bolsonaro sobre declarações polêmicas antigas sobre o tema.

Lula deve citar pelo menos duas falas de Bolsonaro sobre o tema: uma foi feita em um discurso na Câmara dos Deputados em 1992, quando ele era deputado federal pelo PDC. À época, Bolsonaro defendeu a discussão, no Brasil, sobre a pílula do aborto que a China passaria a distribuir para controle populacional.

A outra declaração de Bolsonaro que Lula deve usar é de uma entrevista concedida pelo então deputado à revista IstoÉ Gente, em fevereiro de 2000, na qual defendeu o direito ao aborto, alegando que deveria ser “uma decisão do casal”. 

À época, inclusive, Bolsonaro confessou ter passado por uma situação envolvendo aborto, quando soube que teria um filho com Ana Cristina Valle, mãe de Jair Renan Bolsonaro, o 04. “Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi de manter. Está ali, ó”, afirmou Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp