Eleições / Eleições 2022

Lula vence Bolsonaro e volta ao Palácio do Planalto após mais de uma década; veja trajetória

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 30/10/2022, às 19h00 - Atualizado às 19h51


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula (PT) venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eleição apertada neste domingo (30). O petista voltará ao Palácio do Planalto após 12 anos. Com ele, também foi eleito Geraldo Alckmin (PSB) como vice.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com quase 100% das urnas apuradas, o petista aparece com 50,82% dos votos e o liberal com 49,18%

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. É o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello.

Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá.

Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A crise após o golpe militar de 1964 levou Lula a mudar de emprego, passando por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical.

Foto: Divulgação/PT

Em 1982 o PT já estava implantado em quase todo o território nacional. Lula liderou a organização do partido e disputou naquele ano o Governo de São Paulo. O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo.

Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil. No dia 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, novamente na companhia do vice José Alencar, foi reeleito presidente da República com mais de 58 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Deixou o poder em 2011, elegendo a sucessora, Dilma Rousseff (PT). Na última década, chegou a ser preso e, após as condenações serem anuladas pelo STF, pôde concorrer novamente à Presidência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp