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Marqueteiro baiano gera mal-estar entre pedetistas na campanha de Ciro Gomes; entenda

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Contratado pelo partido, marqueteiro teria acumulado poderes que vão além das estratégias de comunicação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @cirogomes

Publicado em 28/08/2022, às 08h48   Redação BNews


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A campanha de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República vem registrando, internamente, um clima de mal-estar devido a um acúmulo de poderes por parte de um marqueteiro baiano que estaria indo além da elaboração das estratégias de comunicação.

De acordo com o jornal O Globo, quase todas as decisões da campanha do pedetista ao Planalto passam por João Santana, que também já coordenou ações do gênero para os petistas Lula e Dilma Rousseff.

Entre elas estão: a agenda do presidenciável, a escolha da candidata a vice e até o conteúdo do programa de governo do pedetista.

Porém, essa extensão de poderes por parte de Santana tem enfileirado descontentes no PDT, inclusive entre integrantes do primeiro escalão.

Antes de ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pacote de propostas de Ciro foi submetido a Santana, para torná-lo mais palatável aos eleitores.

Além disso, por trás da escolha da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), como vice de Ciro à Presidência, também teve o dedo do marqueteiro.

Também conforme o jornal O Globo, pesaram a favor dela aspectos considerados importantes para fazer um contraponto à imagem do presidenciável. Além de ser uma mulher negra, Ana Paula tem uma fala mais calma do que a do pedetista, conhecido pelo temperamento enérgico e, por vezes, explosivo.

Em caráter reservado, no entanto, pedetistas irritados com o alcance das decisões de Santana questionam o resultado do trabalho do marqueteiro até aqui.

Embora a campanha tenha começado há apenas 12 dias, e a propaganda eleitoral tenha estreado ontem, a ala dos críticos lembra que Ciro segue estagnado, sem conseguir alcançar os dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto.

O próprio presidente do PDT, Carlos Lupi, admite que o raio de atuação de Santana é mais amplo que o de seu antecessor na função. De acordo com o dirigente, João Santana se "envolve em tudo, é um cara que vive a campanha".

De acordo com ele, Santana foi contratado no ano passado por R$ 250 mil mensais, valor posteriormente reajustado para R$ 350 mil.

Um novo acordo foi firmado para o período de campanha. Lupi ainda não abre o montante que será pago ao marqueteiro. Confirma somente que ficará na casa dos milhões.

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