Eleições / Eleições 2022

Mourão faz ataque homofóbico contra candidato ao Governo do Estado

Pedro Ladeira/Folhapress
Apois fala homofóbica, Mourão foi alvo de críticas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 27/10/2022, às 09h58   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), foi alvo de críticas nas redes sociais após divulgação de um áudio no qual ele dispara falas homofóbicas contra o candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Em uma reunião com apoiadores, Mourão afirmou que Leite é “um rapaz que fala bonito, novo, inteligente” e que sua mulher “é apaixonada por ele”. Em seguida, acrescentou, em tom irônico: “Mas ele não gosta, hem?! Presta atenção. Fica atenta”.

Eduardo Leite se declarou gay durante entrevista ao “Conversa com Bial”. "Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", explica. Nas palavras do governador, "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é".

"Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", completou.

O ataque de Mourão contra Leite repercutiu no Twitter. "Eu so queria entender, se alguém souber, me ajuda, o que a opção sexsual tem a ver com a capacidade de governar? Alguém tem alguma pesquisa que comprove que gay é menos inteligente ou menos capaz? Porque o ser que vota em Onyx… melhor nem dizer…", escreveu um.

No Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão apoia a candidatura do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Onyx Lorenzoni (PL).  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp