Eleições / Eleições 2022

Nem Lula, nem Bolsonaro: Candidatos não conseguem 'puxar' pra cima candidaturas nos Estados; veja partidos que lideram

Foto Lula: Ricardo Stuckert | Foto Bolsonaro: Clauber Cleber Caetano
Apesar de várias candidaturas, nem Lula nem Bolsonaro levar candidatos ao topo de pesquisas  |   Bnews - Divulgação Foto Lula: Ricardo Stuckert | Foto Bolsonaro: Clauber Cleber Caetano

Publicado em 10/09/2022, às 13h26   Redação



Cada vez mais líderes e cada vez mais polarizadores do cenário nacional das eleições em 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguem resolver as próprias vidas no pleito, mas não vêm conseguindo fazer com que seus candidatos aos governos estaduais liderem as pesquisas.

Um superpartido é quem aparece à frente na maioria dos Estados, nas eleições a Governo do Estado. O levantamento feito pelo Uol leva em consideração os últimos resultados da pesquisa Ipec. Eles são seguidos de perto por um velho conhecido da política baiana.

Quem lidera é o União Brasil, partido de ACM Neto, candidato ao Governo da Bahia. segundo a última pesquisa Ipec no estado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto tem 56% das intenções de voto.

Por sinal, o ex-prefeito de Salvador é um dos sete candidatos que aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto ao redor do Brasil e ajuda a puxar seu partido para o topo do ranking.

Além da Bahia, o União Brasil conta com as lideranças de Silvio Mendes (Piauí), Ronaldo Caiado (Goiás), Capitão Wagner (Ceará) e Mauro Mendes (Mato Grosso). No Amazonas e em Rondônia, o partido registra empate com outros candidatos.

Quem vem logo atrás é o MDB, com quatro estados. PP e PSB vêm depois em terceiro com três estados cada um. PT e PL, partidos de Lula e Bolsonaro, respectivamente, não aparecem nem entre os três primeiros colocados.

Em Alagoas, Paulo Dantas é emedebista à frente no levantamento; Ibaneis Rocha (Distrito Federal), André Pucinelli (Mato Grosso do Sul) e Helder Barbalho (Pará) completam a lista do partido.

O levantamento foi feito a partir de pesquisas publicadas pelo Ipec entre 24 de agosto e 9 de setembro, nos 27 estados e Distrito Federal.

Se o cenário das pesquisas de intenção de voto se mantiver dessa forma, o União Brasil vai destronar o PT —nas eleições de 2018, o partido de Lula elegeu quatro governadores e ficou na liderança.

O PT lidera no Rio Grande do Norte, com a campanha de Fátima Bezerra buscando reeleição; e em São Paulo, com Fernando Haddad aparecendo à frente de Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia.

Já o PL, de Bolsonaro, vem liderando em Sergipe (Valmir de Francisquinho) e Rio de Janeiro (Claudio Castro).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp