Eleições / Eleições 2022

Nome de Otto Alencar para governo cresce após Rui forçar candidatura ao Senado

Roberto Viana/Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Roberto Viana/Arquivo BNews

Publicado em 15/02/2022, às 17h35   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) rifou o nome do senador Jaques Wagner (PT) ao decidir ocupar o posto para o senado na vaga da chapa majoritária da eleição deste ano. O fato do PT ocupar dois cargos na majoritária acende o alerta da base que não aceitaria o desenho, e o nome de Otto Alencar (PSD) ganha força para disputar o Palácio de Ondina. 

O desdobramento deixaria o PP contemplado com o governo por oito meses, algo que João Leão almeja para encerrar a sua carreira política. E, de quebra, poderia também indicar a vice ou a suplência de Rui ao Senado. 

A candidatura do petista começou a ser pavimentada mais uma vez após uma reunião dos cardeais do teodolito no último domingo (12). Foi no encontro, conforme apurou o BNews com algumas fontes palacianas, que Rui deixou claro a sua vontade de concorrer a exemplo de Camilo Santana, no Ceará. 

Com a decisão, um novo arranjo começa ser feito e uma reviravolta pode ocorrer escanteando Wagner que já se postava nas conversas e nos encontros como o nome para encabeçar mais uma vez a chapa. O petista esperava que Rui fizesse o que ele fez em 2014 e cumprisse até o final o mandato. Com Rui impondo a candidatura automaticamente o próprio governador inviabilizou o nome do senador petista e seu criador político. 

Outra corrente defende que Lula estaria disposto a negociar a chapa com Gilberto Kassab (PSD). O petista alimentou esperança de vencer a eleição no primeiro turno para presidência e, para garantir o PSD com Geraldo Alckmin na vice, se colocou para movimentar tabuleiros importantes como Minas Gerais e Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags