Eleições / Eleições 2022

Padre Kelmon é padre mesmo? CNBB se pronuncia

Reprodução/Globo
Entidade representativa da Igreja Católica no Brasil, CNBB se pronunciou sobre religioso nesta sexta-feira (30)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Globo

Publicado em 30/09/2022, às 19h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (30), afirmando que o candidato à Presidência da República, Padre Kelmon Luis da Silva Souza (PTB), não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Segundo o texto, “em atenção aos fiéis que enviam perguntas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclarecemos:

1. O senhor Kelmon Luís da Silva Souza, candidato que se apresenta como “padre Kelmon”, não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo, portanto, de outra confissão religiosa, sem qualquer ligação com a Igreja sob o magistério do Papa Francisco".

2. Oportuno ressaltar que, conforme vigência na Lei Canônica, os padres da Igreja Católica, em pleno exercício do ministério sacerdotal, não disputam cargos políticos, nem se vinculam a partidos".

Baiano de Acajutiba, Padre Kelmon chamou atenção nos últimos debates de presidenciáveis, em especial o de ontem realizado pela TV Globo, pelo seu comportamento. 

Ele não é reconhecido como padre pela Igreja Ortodoxa do Brasil. No entanto, é fundador do Movimento Cristão Conservador Latino-Americano e esteve à frente do Movimento Cristão Conservador do PTB.

Em setembro de 2022, a Arquidiocese Siro Ortodoxa Malankra da Diáspora publicou uma carta aberta em sua página no Facebook em que reconhece Padre Kelmon como "pároco interino" pela organização.

Confira a nota:

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp