Eleições / Eleições 2022

Palanque de Lula reacende disputa entre Arthur Lira e Renan Calheiros em Alagoas

Jefferson Rudy/Agência Senado
Após acenar com apoio a aliado do senador, presidente da Câmara mobiliza oposição e disputa comando do União Brasil  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 22/03/2022, às 07h51 - Atualizado às 08h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a busca pela reeleição à presidência da Câmara no horizonte para 2023, Arthur Lira (PP) avalia três opções para montar uma candidatura de oposição ao grupo do senador Renan Calheiros (MDB) na eleição estadual de Alagoas. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado quer se contrapor ao palanque do ex-presidente Lula (PT), que tem o apoio da família Calheiros no estado. Para lideranças da política alagoana, Lira tem a meta de vencer a queda de braço com Renan, cotado para presidir o Senado num eventual governo Lula, como passo estratégico para se cacifar ao comando da Câmara por mais dois anos.

A implosão de pontes entre os dois lados ficou exposta na última quinta-feira, quando o presidente da Câmara chamou de “faraônicas” e “elefantes brancos” obras inauguradas na gestão de Renan Filho. Em resposta, o senador chamou Lira de “aventureiro enrolado” que “emporcalha a democracia com a excrescência do orçamento secreto”.

Inicialmente, Lira costurou um apoio ao deputado estadual Paulo Dantas (MDB), com o plano de que se filiasse ao União Brasil. A proximidade demonstrada por Dantas com o governador Renan Filho (MDB), no entanto, fez Lira recuar do acordo. Na quinta-feira, no interior de Alagoas, Dantas e Renan Filho caminharam lado a lado usando adesivos com o nome de Lula.

Hoje, a prioridade do presidente da Câmara é apoiar ao governo uma possível candidatura do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB). Lira já o apoiou no segundo turno em 2020, contra um aliado de Renan Filho. JHC também rivaliza com os Calheiros, mas hesita em renunciar ao cargo em abril, prazo exigido pela legislação para concorrer.

Um aliado de JHC avalia que o prefeito ficou “balançado” com a possibilidade de concorrer com apoio de Lira, por considerar que “o cavalo só passa selado uma vez”. No entanto, pesam contra a saída da prefeitura o pouco tempo no cargo e a perspectiva de um acordo bilionário com a Braskem como indenização pelo afundamento do solo em bairros de Maceió, pelo desmoronamento de minas de sal. Para interlocutores do prefeito, a verba multiplicaria a capacidade de investimento, com ganhos políticos mais duradouros. Ontem, em reunião com aliados, JHC sinalizou que tende a concluir o mandato.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags