Eleições / Eleições 2022

Para onde vai o apoio de Ciro Gomes?

Bruno Santos/Folhapress
O PDT deve anunciar seu posicionamento nesta terça-feira (04)  |   Bnews - Divulgação Bruno Santos/Folhapress
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 04/10/2022, às 06h52


FacebookTwitterWhatsApp

O pedetista Ciro Gomes parece que não irá repetir a viagem à Paris como fez durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, protagonizadas por Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT). Após ficar em quarto lugar nas eleições, com 3,04% dos votos, Ciro Gomes pediu um tempo para pensar e ainda afirmou que esta teria sido sua última eleições como candidato.

Durante discursos, entrevistas e pronunciamentos Ciro fez duras críticas contra Lula (PT) e contra o presidente Bolsonaro. Seu posicionamento duro contra Lula foi, inclusive, usado por bolsonaristas como munição de campanha. Diante do cenário estabelecido com um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, os questionamentos sobre o destino do apoio de Ciro têm crescido.

A ex-ministra Marina Silva (Rede), deputada eleita por São Paulo, afirmou nesta segunda-feira (03) que espera o apoio de Ciro Gomes para a candidatura de Lula no segundo turno. Marina disse que ficou com o “coração tranquilo” quando o pedetista pediu um tempo para conversar com o partido antes de tomar uma decisão. “Ciro é uma liderança política importante da história do nosso país. Não se constroem lideranças políticas da noite para o dia”, disse Marina.

O PDT deve anunciar seu posicionamento nesta terça-feira (04). No entanto, o presidente da sigla, Carlos Lupi, já sinalizou que irá apoiar Lula e sugeriu que o PT incorpore três propostas de Ciro no plano de governo de Lula. São elas: o programa de zerar dívidas do SPC; o plano de renda mínima; proposto, inicialmente, por Suplicy; o projeto Educação em Tempo Integral.

De acordo com informações do O Globo, a tendência é que Ciro acompanhe a decisão do partido, uma vez que a incorporação de pontos do seu programa de governo era uma das condições do pedetista para o apoio.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp