Eleições / Eleições 2022

Preparação das 5 mil urnas eletrônicas de Salvador terminou nesta terça-feira (27); equipamentos serão entregues no sábado

Divulgação/TRE
Com o término da inseminação de dados e da lacração, as urnas estarão aptas para serem utilizadas no pleito domingo (2)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TRE

Publicado em 27/09/2022, às 20h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As 5 mil urnas que serão utilizadas na capital baiana já estão lacradas e prontas para serem distribuídas nas seções eleitorais no sábado. Nesta terça-feira (27), os últimos preparativos foram realizados em Salvador. Com o término da inseminação de dados e da lacração, os equipamentos estarão aptos para serem utilizados no pleito, que acontece em 2 de outubro.

Um dia antes, no sábado, as urnas serão entregues nas seções eleitorais. A distribuição fica a critério dos cartórios eleitorais. Todas as etapas de preparação podem ser acompanhadas por partidos, instituições e entidades fiscalizadoras. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), em todo o estado, as urnas ficarão prontas até quinta-feira (29). No total, serão utilizados 39 mil equipamentos em território baiano - 5 mil na capital.


Conforme o órgão, além da instalação de sistemas eleitorais e inserção de informações dos candidatos elegíveis, é nesta etapa que o equipamento recebe lacres produzidos pela Casa da Moeda, o que garante a inviolabilidade das urnas eletrônicas. Em Salvador, o procedimento acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, enquanto no interior é feito em cartórios eleitorais, polos de informática ou outros locais determinados pelos juízes eleitorais.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp