Eleições / Eleições 2022

PSDB define deputado responsável por consolidar nova federação partidária com Cidadania; saiba quem é

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
Federação entre as duas siglas foi aprovada pelo Cidadania em meados de fevereiros  |   Bnews - Divulgação Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara

Publicado em 03/03/2022, às 12h25 - Atualizado às 12h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Executiva Nacional do PSDB delegou ao presidente do partido, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), a missão de consolidar a federação partidária com o Cidadania assim que os ritos formais necessários forem todos cumpridos.

A federação partidária entre as duas siglas foi aprovada pelo Cidadania em meados de fevereiros. O PSDB tem como pré-candidato à Presidência o governador de São Paulo, João Doria.

Leia também:Senador Alessandro Vieira diz ter mais potencial de votos que Doria: “Ele tem uma rejeição consolidada muito alta”
Moro evita confronto em reduto de Doria e terceiriza críticas a governos do PSDB

Segundo a CNN, antes de firmar a federação com o PSDB, o Cidadania enxergou alternativas de se aliar ao PDT de Ciro Gomes ou ao Podemos, aliado ao ex-juiz Sergio Moro na corrida pela presidência da República.

Com a federação, saem fortalecidos internamente o presidente do Cidadania, Roberto Freire, a senadora Eliziane Gama – cotada para ser vice de Doria – e a maioria da bancada da Câmara dos Deputados.

No início deste ano, Bruno Araújo aceitou o convite do governador de São Paulo, João Doria, para ser o coordenador de sua campanha à Presidência da República. De acordo com o jornal O Globo, após uma guerra interna nas prévias, a escolha por Araújo é o gesto de Doria para atrair apoio de correligionários e evitar uma debandada no partido.

Araújo tem perfil conciliador e tem capacidade de diálogo com diversas alas do PSDB - inclusive com o deputado mineiro, e ex-presidenciável, Aécio Neves, com quem Doria nutre uma rivalidade. 

Aliados de Aécio afirmam que ele não descarta deixar o partido, ainda que haja em curso uma articulação para estabelecer algum tipo de convivência entre o paulista e o mineiro na sigla. Durante as prévias do partido, o deputado defendeu que o partido não tivesse candidato a presidente, deixando mais recursos para fortalecer sua bancada no Congresso.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags