Cidades

Chuvas na Bahia: João Doria oferece ajuda após estragos no sul do Estado

Divulgação
O governador de São Paulo disse estar disposto a colaborar com o que for necessário contra estragos no sul do Estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/12/2021, às 15h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ofereceu ajuda ao governo da Bahia na resolução dos problemas causados pelas fortes chuvas no sul do Estado.

"Minha solidariedade ao povo baiano, especialmente aos que vivem nas cidades afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, na região sul da Bahia. Uma tristeza. O Governo de SP se coloca à disposição do Governo da Bahia para colaborar no que for necessário", escreveu no Twitter.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, na quarta-feira (15), 12 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas. Foram registradas 6.770 desabrigados, 18.130 desalojados e 273 feridos. O boletim também mostra 208.747 outros afetados, sendo 233.704 a população total afetada.

Leia mais: Direto de Itamaraju: Bahia ainda tem regiões isoladas devido aos estragos causados pela chuva no extremo sul

Direto de Itamaraju: Secretário confirma verba de custeio de benefício para população atingida pelas chuvas

Medidas emergenciais

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão extraordinária mista (presencial e virtual) na tarde de terça-feira (14), oito projetos de iniciativa do Poder Executivo. A apreciação das propostas, conforme anunciado pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), foi facilitada por acordo entre as lideranças da maioria e da minoria, respectivamente os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM).

Uma das primeiras matérias de consenso foi o PL nº 24.402/2021, que autoriza o Governo do Estado a adotar medidas emergenciais para mitigar os danos causados aos municípios baianos pelos desastres naturais, decorrentes das fortes chuvas ocorridas nesse mês de dezembro. Com a apresentação de requerimento de dispensa de formalidade para votação, os parlamentares deixaram de lado as diferenças ideológicas, unindo-se para agilizar a apreciação da matéria que, entre outras iniciativas, libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender comerciantes e prestadores de serviço nas cidades atingidas pelo temporal e que estão em estado de calamidade pública ou situação de emergência. Os recursos serão aportados no Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese).

Auxílio a agricultores

O governador Rui Costa (PT) disse, durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (14), que vai se reunir com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) para planejar um benefício aos agricultores atingidos pelas fortes chuvas no sul da Bahia.

"Vou me reunir com o pessoal da agricultura para identificar ações que podemos fazer para apoiar os agricultores. A primeira providência é dar trafegabilidade, acesso, mesmo com instalações provisórias", explicou.

Nesta terça, os serviços de manutenção emergenciais na BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Pau D’Alho, foram finalizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações no KM 30 terminaram na segunda-feira (13), enquanto os serviços no KM 10 e 17 já haviam sido concluídos no fim de semana. A movimentação de veículos nesses pontos é feita por meio de desvios provisórios construídos junto da pista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp