BNews Agro

Após auxílio a comerciantes, Rui Costa planeja benefícios para agricultores

Divulgação
Os benefícios para agricultores serão direcionados às vítimas no extremo sul  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/12/2021, às 19h14   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse, durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (14), que vai se reunir com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) para planejar um benefício aos agricultores atingidos pelas fortes chuvas no sul da Bahia.

"Vou me reunir com o pessoal da agricultura para identificar ações que podemos fazer para apoiar os agricultores. A primeira providência é dar trafegabilidade, acesso, mesmo com instalações provisórias", explicou.

Nesta terça, os serviços de manutenção emergenciais na BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Pau D’Alho, foram finalizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações no KM 30 terminaram na segunda-feira (13), enquanto os serviços no KM 10 e 17 já haviam sido concluídos no fim de semana. A movimentação de veículos nesses pontos é feita por meio de desvios provisórios construídos junto da pista.

Na BR-489, os trabalhos no KM 15 da BR-489, entre Prado e Itamaraju, serão iniciados na quarta-feira (15). Por enquanto, o fluxo de automóveis no local permanece interrompido e deve ser retomado após a conclusão da obra. O trânsito para veículos de pequeno e médio portes em outros dois trechos da BR-489, que também foram afetados devido ao período chuvoso da região, já foi liberado. Na manhã desta terça-feira (14), a Seinfra autorizou o tráfego no KM 13. A passagem de veículos sobre a ponte de acesso à Prado, na BA-001, está liberada desde segunda (13).

Leia também: Cidades baianas atingidas pelas chuvas recebem hoje novos recursos

Saiba quem é a 11º vítima morta durante chuvas no Sul do estado

Linha de crédito

Comerciantes que tiveram seus negócios destruídos pelas fortes chuvas que atingiram os municípios do Sul e Extremo Sul baianos terão uma linha de crédito especial de até R$ 150 mil para reconstruírem seus estabelecimentos. Empréstimos acima desse valor terão regras diferentes. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na segunda (13), após reunião com secretários estaduais, na Governadoria, em Salvador.

O projeto de lei que prevê a linha de crédito foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta terça.

“Vamos abrir uma linha de crédito especial com uma carência de 12 meses. Para quem demandar até R$ 150 mil, não serão cobrados juros. Demandas acima desse valor podem ser feitas, mas essas terão uma taxa CDI. Após a carência, as pessoas terão outros 36 meses para pagar. Nós vamos montar um posto avançado da Desenbahia, a partir desta quarta-feira [15], na cidade de Medeiros Neto, para recepcionar os comerciantes atingidos e ajudar a desburocratizar e agilizar o pedido. Após a solicitação, um grupo técnico fará uma inspeção no local e a liberação do recurso para que o comerciante possa começar novamente a montar seus estoques”, afirmou o governador.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp