Cidades

Saiba quem é a 11º vítima morta durante chuvas no Sul do estado

Reprodução/Redes sociais
Vítima é pescador de 69 anos estava desaparecido desde a última quarta, dia 8  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 14/12/2021, às 08h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (13), subiu para 11 o número de pessoas que morreram devido às chuvas intensas que castigam as regiões Sul e Extremo-sul do estado da Bahia há seis dias. A última delas foi identificada como Antônio Tovi dos Santos, de 69 anos, um pescador que estava desaparecido desde a última quarta-feira, dia 8.

O corpo dele foi encontrado no distrito de Coqueiro, em Jucuruçu, mesma cidade onde ele desapareceu após a canoa em que estava virar no rio Jucuruçu.

A Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) informou no começo da tarde desta segunda que o estado registrou 10 mortes e 267 feridos. A morte do pescador não foi contabilizada oficialmente.

O idoso morava em um sítio que fica entre Nova Alegria, distrito de Itamaraju, e Jucuruçu, e utilizava a canoa para se deslocar. 

"Ele tem um carro que fica guardado do outro lado do rio. A água estava quase se aproximando [do veículo] e ele foi atravessar o rio para tirar o carro de lá. No meio do caminho, a canoa bateu em um tronco de árvore que estava no meio da água e virou", disse Alexsandra Oliveira, nora de Antônio, em entrevista ao G1.

Sobreviventes

Um casal de pescadores que estava desaparecido desde a última terça-feira (7), também em Itamaruju, foi encontrado na sexta (10). Miralva Araújo dos Santos e seu esposo, de prenome, Ananias, foram surpreendidos pela chuva que cai na região enquanto pescavam em um rio.

familiares do casal afirmaram que os dois foram socorridos por fazendeiros em uma região conhecida como 'Mineiros', que fica na zona rural do município. “Eles estão bem e apenas esperam o nível da água baixar para voltar para casa”, disse um parente.

Amargosa

Além das duas regiões, a chuva também causou estragos na noite de sexta-feira (10) em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Uma casa localizada na zona rural do município desabou após um deslizamento de terra. Pai, mãe e filha foram soterrados pelos escombros e lama.

Os corpos da idosa, Elita Pereira, de 80 anos, e de sua filha, Eliane Pereira, 40, foram encontrados neste domingo (12). O pai, Gildásio Ribeiro, 89, segue desaparecido.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Confira abaixo o boletim com atualização da Defesa Civil:

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) confirmou, na manhã desta terça-feira (14), mais um óbito causado pelas fortes chuvas que atingem todo o estado. O corpo da vítima, de 69 anos, foi encontrado no distrito de Coqueiro, em Jucuruçu. O pescador estava desaparecido desde a última quarta-feira (8), após a canoa que utilizava para tentar atravessar o rio Jucuruçu virar.

Com isso, sobe para 11 o número de pessoas mortas na Bahia devido às chuvas, desde o início de novembro. A Defesa Civil da Bahia já havia contabilizado a ocorrência de óbitos em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (3), Macarani (1), Prado (1) e Ruy Barbosa (1), durante este período foram computados também 267 feridos, 6.371 desabrigados e 15.199 desalojados. A população afetada pelas enchentes chega a 220.297 pessoas, que vivem nos 51 municípios que se encontram em Situação de Emergência.

Lista dos municípios em Situação de Emergência:

1- Alcobaça
2- Amélia Rodrigues
3- Anagé
4- Baixa Grande
5- Belmonte
6- Boa Vista do Tupim
7- Camacan
8- Canavieiras
9- Caravelas
10- Cocos
11- Encruzilhada
12- Eunapolis
13- Guaratinga
14- Iaçu
15- Ibicoara
16- Ibicuí
17- Ibirapuã
18- Ilhéus
19- Itabela
20- Itapebi
21- Itaberaba
22- Itacaré
23- Itagimirim
24- Itamaraju
25- Itambé
26- Itanhém
27- Itapetinga
28- Itaquara
29- Itarantim
30- Jaguaquara
31- Jiquiriçá
32- Jucuruçu
33- Lajedão
34- Macarani
35- Maragogipe
36- Marcionilio de Souza
37- Mascote
38- Medeiros Neto
39- Mucugê
40- Mucuri
41- Mutuípe
42- Nova Viçosa
43- Porto Seguro
44- Prado
45- Ribeira do Pombal
46- Ruy Barbosa
47- Santa Cruz Cabrália
48- Santanópolis
49- Teixeira de Freitas
50- Teolândia
51- Vereda

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp