Política

Rui anuncia medidas para ajudar na recuperação dos municípios afetados pelas chuvas no extremo sul baiano

Divulgação
O governador acompanhou os danos causados aos municípios e o trabalho da força-tarefa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/12/2021, às 14h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após sobrevoar as principais localidades atingidas pelas fortes chuvas da última semana no extremo sul da Bahia, o governador Rui Costa (PT-BA) anunciou medidas para recuperação dos municípios, a exemplo da reconstrução de casas e da abertura de linha de crédito para apoiar comerciantes atingidos.

“Vamos, a partir de agora, progressivamente, com a redução da água, iniciar a recuperação das cidades e a reconstrução de muitas casas para quem perdeu suas residências. Vamos atuar para minimizar os danos causados. Amanhã [segunda], vamos fazer uma grande reunião com órgãos e secretarias estaduais para deliberar novas ações”, avisou o governador.

Ele também adiantou que conversará com a Secretaria da Fazenda para ver qual o apoio o governo dará para o comércio. “Vou me reunir também com a Desenbahia para avaliar uma linha de crédito para essas cidades onde os comerciantes perderam tudo, para que eles possam recomeçar”, acrescentou Rui.

Um levantamento da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios apontou que as chuvas afetaram diretamente a vida de 69.198 pessoas. Até o momento, foram cinco mortos e 175 feridos. Há 6.472 desalojados e 3.744 desabrigados.

Força-tarefa

Durante a visita, o governador acompanhou os danos causados aos municípios e o trabalho da força-tarefa mobilizada pelo governo estadual, que segue atuando na região. O petista aproveitou também para conversar com prefeitos e moradores das regiões afetadas.

“Quero agradecer a todos os agentes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia Militar e, especialmente, aos voluntários, muitos deles, inclusive, que não são servidores públicos. Há um sentimento forte de apoio e solidariedade e a população de toda a Bahia também tem ajudado muito fazendo doações”, frisou.

Ao lado de Rui estavam o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. “Foi um desastre em que as perdas foram muito grandes e, infelizmente, essas tragédias sempre acabam afetando mais as pessoas mais simples. Muita gente perdeu tudo que tinha. Vamos buscar rapidamente que sejam disponibilizadas verbas para socorrer essas pessoas. Espero que o Governo Federal também se manifeste, até porque é sua obrigação numa emergência como essa”, pontuou Wagner.

O secretário Marcus Cavalcanti, por sua vez, citou as ações que estão sendo executadas pela Seinfra para liberar estradas, pontes e acessos que foram danificados pelas enchentes. “Nossas equipes já estão trabalhando desde o início do período de chuvas. Dos três pontos de interrupção na estrada que liga a BR 101 a Jucuruçu, nós já liberamos dois, e o terceiro deve ser liberado até o início da noite deste domingo [12]”, iniciou Cavalcanti.

Ele afirmou que, no município de Prado, estão sendo realizados trabalhos para recuperar o acesso da ponte, com o aterro que cedeu. A previsão de conclusão é ainda neste domingo.

“Logo depois, começamos o trabalho para recuperar as três interrupções que temos na estrada entre Itamaraju e Prado. A estrada entre Alcobaça e Teixeira de Freitas já liberamos o tráfego e vamos também, junto com o governador, definir outras formas de apoio na recuperação de infraestrutura desses municípios”, completou Cavalcanti.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Leia mais: Eunápolis: Casa de prefeita é atingida e gestora aponta "colapso" após chuvas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp