Cidades

Arcebispos manifestam solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas na Bahia

Reprodução/Redes Sociais
Os Arcebispos se reuniram na tarde deste sábado (11)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 12/12/2021, às 13h40   Amintas de Jesus*


FacebookTwitterWhatsApp

Os Arcebispos do Regional Nordeste 3 - Bahia e Sergipe - da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram na tarde deste sábado (11), para avaliarem a situação diante dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem as regiões sul e extremo sul do Estado.

Preocupados, os bispos manifestaram solidariedade às famílias diretamente atingidas pelas enchentes.

“Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando à pandemia que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixou muitos rastros de empobrecimento e fome. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio”, dizem na nota.

Eles ainda solicitaram que ações emergenciais de solidariedade em favor das famílias desabrigadas sejam feitas, com o apoio da sociedade civil organizada. Pediram ainda às autoridades constituídas, celeridade no socorro às famílias atingidas.

Por fim, os prelados em parceria com a Cáritas Brasileira, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclamaram as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais a se unirem num mutirão de solidariedade.

 “Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais”. 

Os bispos afirmaram que a partir do dia 14 de dezembro será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da Cáritas Brasileiras para que as doações sejam realizadas.

Assinaram a nota, o Presidente do Regional NE3 – CNBB, Dom João Santos Cardoso, o Vice-Presidente, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, ofm e o secretário, Dom Vítor Agnaldo de Menezes.

*Repórter faz, direto de Itamaraju, a cobertura das chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp