Eleições / Eleições 2022

PTB define nova chapa à Presidência após Roberto Jefferson ser impedido pelo TSE; confira

Divulgação/PTB
A candidatura de Jefferson foi contestada no dia 18 de agosto  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PTB

Publicado em 01/09/2022, às 16h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)barrar, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º), a candidatura de Roberto Jefferson (PDT) à Presidência, e dar 10 dias para a escolha novos nomes para a disputa, a sigla já fez sua escolha. 

Trata-se do baiano Kelmon Luís da Silva Souza, o Padre Kelmon, que até então era o candidato a vice na chapa de Jefferson. Apesar de se apresentar como padre, ele não faz parte da comunhão das Igrejas Ortodoxas do Brasil.

De acordo com o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o novo candidato a vice na chapa, deve ser o pastor Luiz Cláudio Gamonal, diretor do Movimento Cristão Conservador do PTB.

Kelmon ganhou notoriedade por declarações pró-Bolsonaro nas redes sociais. Aliados de Jefferson afirmam à coluna que o agora candidato vocalizará o que o cacique da sigla pretendia dizer na campanha eleitoral.

A candidatura de Jefferson foi contestada no dia 18 de agosto. O MP sustenta que ele está inelegível até dezembro de 2023 por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012, no julgamento do mensalão. Sua pena foi perdoada em 2016, mas o Ministério Público argumentou que isso não afeta os "efeitos secundários" da condenação, ou seja, que o perdão não permitiu ao político se candidatar.

Roberto Jefferson foi anunciado pelo PTB como candidato à Presidência no dia 1º de agosto. Ele não compareceu ao evento por estar em prisão domiciliar e havia declarado ao TSE ter R$ 745.323,41 em bens. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp