Eleições / Eleições 2022

TSE define data para julgamento de candidatura de Roberto Jefferson à Presidência

Valter Campanato/Agência Brasil
Roberto Jefferson (PTB) está entre os sete postulantes ao Planalto que ainda aguardam julgamento de candidaturas  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 31/08/2022, às 17h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data para julgar o registro da candidatura de Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República.

A sessão está marcada, de acordo com o site O Antagonista, para esta quinta-feira (1º), às 10h, o que pode acabar com o impedimento da candidatura do petebista e presidente nacional da sigla.

Porém, condenado no Mensalão e cumprindo prisão domiciliar, Roberto Jefferson pode ter um impeditivo. Desde que ele anunciou a candidatura, no início deste mês, o Ministério Público Eleitoral (MPE) tem diminuído as chances de que ele possa concorrer.

Inicialmente, os procuradores impediram que o partido recebesse os fundos para financiar a campanha dele. Já na semana passada, fizeram com que Jefferson ficasse de fora do horário eleitoral gratuito.

Assim, nas duas situações, o ministro da Corte, Carlos, Horbach, atendeu aos pedidos do MPE. Conforme o magistrado, a candidatura de Jefferson não possui base, uma vez que ele ainda estaria inelegível pelos parâmetros da Lei da Ficha Limpa.

O petebista foi condenado por participação no esquema do Mensalão do PT e, apesar de ter sido beneficiado com um indulto em 2016, não está elegível até pelo menos o ano que vem.

Na mesma sessão, os ministros julgam o registro do vice de Jefferson, Padre Kelmon, e da vice de Ciro Gomes (PDT), Ana Paula Matos.

Além de Roberto Jefferson, ainda aguardam julgamento das candidaturas, pelo TSE, os seguintes candidatos à Presidência: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (UB). Por outro lado, já tiveram as candidaturas deferidas: Felipe D’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Mazano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp