Eleições / Eleições 2022

Quem são os candidatos ao Governo da Bahia em 2022?

Fotos: ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)
Campanha eleitoral para o Governo da Bahia em 2022 tem cinco nomes  |   Bnews - Divulgação Fotos: ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)

Publicado em 15/08/2022, às 06h00   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco nomes vão disputar a eleição que define quem será o governador da Bahia pelos próximos quatro anos. O Estado vem registrando uma hegemonia do PT, que venceu as últimas quatro eleições, duas com Jaques Wagner (2007-2014) e outras duas com Rui Costa (2015-2022). No entanto, essa soberania está ameaçada após 16 anos.

A eleição baiana terá candidaturas encabeçadas por União Brasil, PSol (Partido do Socialismo e Liberdade), PCB (Partido Comunista do Brasil), PL (Partido Liberal), além do já citado Partido dos Trabalhadores (PT).

Nome a nome, conheça os candidatos e também quem caminha na vice ao lado de cada um. Lista por ordem alfabética:

ACM Neto (União Brasil)
Ex-prefeito de Salvador em dois mandatos, o neto do ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães (ACM) vai em busca do voo mais alto de sua carreira política, que também teve mandatos como deputado federal. Ele é quem lidera as pesquisas de intenção de voto e representa a maior ameaça para o PT no pleito. A sua chapa também conta com Ana Coelho (Republicanos), empresária do ramo da comunicação que é CEO do Grupo Aratu, como candidata a vice. Para o Senado, ACM Neto apostou no nome de Cacá Leão (PP), filho do vice-governador João Leão (PP), que rompeu com o governador Rui Costa no início deste ano e 'virou a casaca' levando junto o seu partido.

Giovani Damico (PCB)
Professor da rede básica estadual de ensino, Giovani tem 29 anos e vai disputar uma eleição para cargo majoritário pela primeira vez. Ele completa 30 anos, idade mínima para ser governador, em setembro, antes da eleição. Ele tem como candidato a vice João Coimbra (PCB). A chapa não terá candidatura ao Senado.

Jerônimo Rodrigues (PT)
Após uma longa novela, que envolveu a desistência do Senador Jaques Wagner em se candidatar para tentar um terceiro mandato no Estado e o rompimento de João Leão (PP) com o governador Rui Costa, o PT chegou ao nome de Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de Educação da Bahia. Ele terá como vice Geraldo Júnior (MDB), pivô do contra-ataque petista à base de ACM Neto após a perda de Leão. O MDB de Geraldinho era um forte aliado das gestões de ACM Neto e Bruno Reis (União Brasil). A chapa de Jerônimo terá Otto Alencar (PSD) como candidato ao Senado.

João Roma (PL)
Ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro (PL), João Roma é nome bolsonarista das eleições. Roma precisou deixar o partido Republicanos, legenda por onde esteve durante 5 anos e se elegeu deputado federal pela primeira vez. Foi para o PL seguindo orientações de Bolsonaro, que também se filiou à legenda. Sua vice é a enfermeira feirense Leonídia Umbelina (PMB) e o Senado conta com Raissa Soares (PL), médica conhecida como Drª Cloroquina por sua atuação na pandemia defendendo tratamento precoce.

Kleber Rosa (PSOL)
Cientista social e professor, Kleber Rosa tem 48 anos e vai disputar uma eleição pela primeira vez. Assim como o PCB, ele terá uma chapa pura: ou seja, com todos os membro do mesmo partido. A vica fica com Ronaldo Mansur, enquanto a candidatura ao Senado responde por Tâmara Azevedo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp