Eleições / Eleições 2022

Quem entrou? Quem saiu? Saiba de quanto foi a renovação entre os deputados da ALBA

Divulgação/ALBA
Equipe de política BNews realizou levantamento sobre mudanças na ALBA após as eleições  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ALBA

Publicado em 03/10/2022, às 20h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição para deputado estadual promoveu uma interessante dança das cadeiras entre os mais votados para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Das 63 vagas na Casa, 25 vão mudar de mudar de dono a partir de 2023: uma modificação de aproxidamente 40%.

Entre os novos nomes que chegaram, cinco são do PSD: Angelo Coronel Filho, Eures Ribeiro, Cafu Barreto, Ricardo Rodrigues e Cláudia Oliveira. O PL aparece na segunda colocação com: Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro.

O União Brasil vem em seguida com três: Manuel Rocha, Júnior Nascimento e Marcinho Oliveira. PP, Solidariedade, PSDB e MDB tem dois, cada: Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte (PP); Matheus de Geraldo Júnior e Rogério Andrade (MDB); Luciano Araújo e Pancadinha (Solidariedade); e Jordávio Ramos e Pablo Roberto (PSDB).

Por último, aparecem Avante, Patriota, PSB, PV e PDT, com um eleito, cada: Soane Galvão (PSB), Ludmilla Fiscina (PV), Patrick Lopes (Avante), Binho Galinha (Patriota) e Emerson Penalva (PDT).

Por outro lado, os seguintes partidos tiveram perdas em decorrência do resultado da eleição a deputado estadual. O União Brasil teve cinco baixas: Dal (venceu para deputado federal), David Rios, Mirela Macedo, Soldado Prisco e Tom Araújo.

Em seguindo o lugar, vem o PT, com quatro: Bira Coroa, Jacó, Marcelino Galo e Neusa Cadore. Na sequência, com três, aparece o PSD: Diego Coronel (venceu para deputado federal), Jusmari Oliveira e Rogério Andrade Filho.

Com três, aparece o PSB: Alex Lima (não concorreu à reeleição), Fabíola Mansur e Jurandy Oliveira.

Com dois, cada, aparecem PDT, PP e PSB, respectivamente: Carlos Ubaldino e Léo Prates (venceu para deputado federal); e Aderbal Caldas e Luiz Augusto.

Com um, deixam a ALBA a partir de 2023: Alan Castro (PV), Capitão Alden (PL) - venceu para deputado federal, Josafá Marinho (Patriota), Talita Oliveira (Republicanos) e Tum (Avante).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp