Eleições / Eleições 2022

Simone Tebet tem maioria no MDB, mas cenário é incerto até convenção

Jefferson Rudy/Agência Senado
Ala que resiste a ter uma candidatura própria diz que, se candidata não decolar, apoios podem ser revertidos  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 30/05/2022, às 07h21 - Atualizado às 07h22   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de ter a pré-candidatura aprovada pela direção do MDB, Simone Tebet (MDB-MS) encara uma série de desafios para consolidar seu nome na disputa pela Presidência da República.

Levantamento feito pela Folha indica que, se a convenção fosse hoje, a candidatura da senadora teria votos suficientes para ser seja aprovada pelo partido.

Para traçar a tendência de votos, a reportagem conversou nos últimos dias com dirigentes estaduais e com delegados, que têm direito a voto no encontro. Atualmente, em pelo menos 19 diretórios há indicação de apoio por unanimidade ou por maioria dos convencionais à candidatura.

A projeção de dirigentes estaduais é que Tebet conseguiria reunir ao menos 65% dos votos na convenção. No entanto, o cenário pode mudar até o meio do ano, quando ocorrerá a reunião. Alguns líderes de diretórios regionais e políticos do partido apontam que o apoio pode ser revertido, se a candidatura não decolar.

O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), diz que Tebet conta com o apoio de 90% do partido.

Emedebistas que resitem à senadora e mesmo apoiadores da parlamentar que conhecem bem o partido, porém, dizem que a sigla está dividida e, na convenção, o resultado pode ser mais apertado do que a direção planeja.

Isso porque, no encontro, cada estado tem um número determinado de delegados, aptos a votar, e cada um deles tem uma quantidade de votos calculada com base no cargo que ocupa na direção estadual e nacional da sigla e suas funções públicas. Ou seja, uma pessoa pode acumular votos.

Ex-presidentes do partido também têm direito a voto. O encontro deverá ser realizado no intervalo entre 20 de julho e 5 de agosto —prazo previsto pelas regras eleitorais.

Entre os principais desafios, Tebet precisará trabalhar para sair do índice de 2% de intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, e assegurar que a maioria dos pares a aprovará na convenção do partido.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp