Eleições / Eleições 2022

STF mantém deputado baiano cassado; saiba quem

Divulgação
Deputado cassado foi declarado inelegível pelo TSE por oito anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/04/2022, às 10h10   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a cassação do mandato do ex-deputado Marcell Moraes, em julgamento virtual finalizado na última sexta-feira (1°). O relator do recurso extraordinário é o ministro Dias Toffoli.

O recurso foi apresentado contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação do mandato, a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), em um recurso ordinário. Inicialmente, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o pedido de cassação havia sido negado. Marcell Moraes foi declarado inelegível pelo TSE por oito anos, com anulação dos votos que recebeu, bem como o recálculo.

Marcell foi cassado no TSE por unanimidade e ficou inelegível por oito anos por abuso do poder econômico. Ele foi alvo de uma denúncia do Conselho Regional Veterinário da Bahia (CRV-BA) pela participação na realização de mutirões de vacinação e castração promovida pela ONG GEAMO (Grupo Ecológico Amigos da Onça) em diversas cidades do estado, de junho a agosto de 2018, sem seguir regras sanitárias e com distribuição de publicidade ligada ao seu mandato.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp