Eleições / Eleições 2022

Título de Eleitor pode ser feito pela internet

Agência Brasil
Sistema Título Net permite regularizar pendências e tirar a primeira via do documento on line  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 26/03/2022, às 19h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira via do título de eleitor, para os brasileiros a partir de 16 anos, pode ser tirada até o dia quatro de maio. A novidade é que o procedimento agora pode ser realizado inteiramente pela internet através do Título Net.

De acordo com o portal Ibahia, para regularizar a situação do título de eleitor ou tirar a primeira via do documento é necessário acessar o site com o sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). A pessoa vai precisar anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Leia mais:

Presidente do PT-BA dá prazo para plano de governo de Jerônimo estar pronto; saiba quando

Cai desconfiança no que Bolsonaro diz, mas 82% ainda duvidam, diz Datafolha

Mario Frias turbina agendas em São Paulo após anunciar candidatura pelo estado

Primeira via do Título de Eleitor:

A página do requerimento do documento vai solicitar a unidade de federação em que reside o futuro eleitor. Além disso, pedirá uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação, comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em "Título de Eleitor", a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento.

Após todo o preenchimento e envio do documentos, a Justiça Eleitoral vai analisar, mas é possível acompanhar a solicitação pelo próprio site.

Alteração do cadastro eleitoral:

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Documento Digital ou e-Título

O aplicativo e-Título pode ser usado como o próprio título eleitoral digital, substituindo o documento de papel no dia das eleições. Além de servir como uma forma de consulta sobre eventuais pendências no documento.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. E neste ano o primeiro turno será realizado no dia dois de outubro. Já o segundo turno, se houver, será dia 30 do mesmo mês.  "Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta", diz o TSE.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp