Eleições / Eleições 2022

TSE emite zerésima para mostrar que não há votos nas urnas

Reprodução/TSE
A zerésima é um relatório impresso que mostra que não há voto registrado nas urnas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TSE

Publicado em 01/10/2022, às 15h48   Mateus Vargas/Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou nesta sábado (1º) a emissão da zerésima, um relatório impresso que mostra que não há voto registrado nas urnas. Trata-se de uma das etapas tradicionais de verificação dos sistemas eleitorais que já estava agendada para a véspera das eleições.

O TSE emite a zerésima para mostrar que não há voto previamente computado a presidente nos sistemas que são embarcados nas urnas. Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) fazem o mesmo procedimento sobre votos para os demais cargos.

Na manhã de votação, às 7h, cada urna eletrônica também emite a zerésima para mostrar que não tem voto registrado antes do começo da eleição. O TSE também verificou neste sábado que os sistemas usados nas urnas são os mesmos que foram lacrados em 2 de setembro.

Todos estes procedimentos já estavam previstos. Na data da eleição ainda é feito o teste de integridade da urna, quando são comparados os resultados da mesma votação simulada em cédulas de papel e em equipamentos eletrônicos que são escolhidos para a auditoria.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp