Eleições / Eleições 2022

Veja tempo gasto por Jair Bolsonaro com lives em prédios do governo federal durante a campanha

Alan Santos/PR
Nesta sexta-feira (23), TSE proibiu a prática realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 24/09/2022, às 15h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Usadas como forma de chamar a atenção especialmente dos seus apoiadores para os feitos do governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou, neste período de campanha à reeleição, 4,5 horas de transmissões, ao todo, utilizando espaços como os Palácios da Alvorada e do Planalto.

A medida, porém, virou alvo dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na sexta-feira (23), O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, determinou que o liberal se abstivesse de gravar e transmitir lives de cunho eleitoral a partir dos dois locais.

Segundo a decisão, isso vale para discursos destinados a promover a  candidatura dele ou de terceiros, utilizando-se de bens e serviços públicos "a que somente tem acesso em função de seu cargo de Presidente da República".

Em caso de descumprimento, a multa aplicada foi de R$ 20 mil a cada ato realizado. Além disso, o magistrado também intimou Bolsonaro para que cesse, em 24 horas, a veiculação de matérias desse tipo que se encontrem em suas páginas de propaganda declaradas a Corte, sob pena de multa de R$ 10 mil por peça ou postagem mantida ou veiculada após o prazo.

A uma semana da eleição, Bolsonaro havia prometido que faria lives diárias para pedir votos em seus candidatos nos estados. Nas eleições municipais de 2020, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, isso aconteceu em diversas transmissões ao vivo no Palácio do Alvorada.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp