Eleições / Eleições 2022

Vice de Zema, apoiador de Bolsonaro, sobe em palanque e apoia Lula; saiba mais

Foto: Reprodução/YouTube/TV PT
Vice de Zema esteve em parte da agenda de dois dias que Lula faz em Minas Gerais  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/YouTube/TV PT

Publicado em 22/10/2022, às 09h21   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou na última sexta-feira (21) uma viagem pelo colégio eleitoral mais decisivo do Brasil: Minas Gerais. O Estado terá uma das maiores atenções do petista durante o final de campanha neste segundo turno.

Lula fica por lá durante dois dias. A viagem iniciou por uma passagem pela cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e teve a presença de nomes que chamaram atenção. Além ex-senadora Marina Silva (Rede) e da senadora Simone Tebet (MDB), quem também subiu no palanque foi o vice de Romeu Zema (Novo), bolsonarista que foi reeleito governador em Minas e faz campanha para o presidente Jair Bolsonaro.

Vice-governador do Estado, Paulo Brant (PSDB) participou do ato e criticou Romeu Zema, com quem rompeu em Agosto após deixar o Novo e retornar ao PSDB, partido de onde foi filiado entre 2007 e 2015. Ele concorreu em chapa encabeçada pelo ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e foi derrotado por seu antigo aliado.

No ato lulista, Paulo Brant teceu críticas a Romeu Zema, assumiu voto em Tebet durante o primeiro turno e, agora, migrou para Lula.

"Sei que o governador tem feito uma campanha acirrada, agressiva. O povo de Minas é esse que está aqui, amante da liberdade, e não vai se guiar pelo voto dos coronéis", disparou antes de completar que "Lula é a esperança para resgatar a esperança no país".

Minas Gerais tem o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo. Além de Teófilo Otoni, o ex-presidente também passou por Juiz de Fora, na Zona da Mata. Neste sábado, os destinos são Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, município da região metropolitana da capital mineira.

O presidente venceu Lula em Belo Horizonte no primeiro turno por 46,60% a 42,53% dos votos. O petista esteve na cidade no dia 9, para caminhada e comício, realizado na Praça Tiradentes, região centro-sul da capital. Em Minas Gerais o vencedor foi Lula, por 48,29% a 43,60% dos votos válidos.

O roteiro de Lula muito tem a ver com o desempenho de Bolsonaro no primeiro turno. Das três cidades em que ganhou de Bolsonaro, o melhor resultado foi em Juiz de Fora, com 52,62% a 38,41%.

Em seguida vem Ribeirão das Neves, onde o ex-presidente ganhou de 49,31% a 42,74% dos votos válidos. A vitória em Teófilo Otoni foi mais apertada, de 48,74% a 45,34%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp