Eleições / Eleições 2022

Vídeo: Polícia Militar fiscaliza pratica de boca de urna em Salvador

Bnews
Prática de boca de urna é vedada por lei eleitoral e é prevista como crime  |   Bnews - Divulgação Bnews

Publicado em 02/10/2022, às 09h19   Osvaldo Barreto / Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste domingo (2), a Polícia Militar está na porta dos colégios eleitorais acompanhando as votações e realizando um trabalho de prevenção para evitar boca de urna nos locais. A reportagem do Bnews flagrou o momento que uma mulher é flagrada por policiais e recebe o aviso para que encerre a pratica na porta do colégio Luiz Viana. 

É chamada de boca de urna a propagana realizada por cabos eleitorais e demais ativistas no dia da eleição com o intuito de promover e pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político. A pratica constitui crime eleitoral prevista na Lei 9.504/1997 e na Resolução TSE n° 23.610, que define as regras da propaganda eleitoral. 

Além da boca de urna, é proibido até o término do horário de votação qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos. A lista de proibições também engloba a formação de aglomerações de pessoas utilizando roupas padronizadas, o uso de alto-falantes e amplificadores de som, bem como a promoção de comício ou carreata.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp