Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Rodrigo Maia quebra silêncio e desmente Bolsonaro sobre Orçamento Secreto

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia 'saiu da toca' e publicou vídeo desmentindo Bolsonaro sobre orçamento secreto  |   Bnews - Divulgação Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Publicado em 17/10/2022, às 06h25 - Atualizado às 06h28   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia saiu da toca e soltou o verbo contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o debate da Band, que colocou o atual presidente cara-a-cara com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num duelo direto pela primeira vez e aconteceu durante a noite do último domingo (16).

Durante a transmissão do debate, Maia publicou um vídeo em sua conta pessoal no Twitter exibindo um texto enviado pelo presidente ao Congresso e instituiu o orçamento secreto.

"Estão aí no debate da Band vendo o Bolsonaro falar sobre orçamento secreto? Pois bem, segue o documento onde está provado que foi ele mesmo quem criou, assinou e é, portanto, o pai do orçamento secreto", publicou Maia.

Orçamento secreto?
O termo está relacionado com quatro tipos de emendas, a individual, de bancada, de comissão e de relator. As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado. As de bancada são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais. E tem as de comissão que são feitas por comissões técnicas da Câmara Federal e do Senado Federal.

A de relator é definida deputado ou senador escolhido como relator-geral do Orçamento de cada ano. Ele fica responsável por cuidar da verba definida por lei que será distribuída pelo Congresso aos estados e municípios.

O orçamento secreto foi de R$ 16 bilhões no ano passado, com R$ 6,4 bilhões já pagos. O termo está relacionado com falta de maior transparência e regras estabelecidas para o encaminhamento dessas verbas, não sendo possível acompanhar para qual área a emenda será destinada.

Essas são as verbas que devem ser destinadas com objetivos pré-determinados e com o foco em garantir o inverstimento em setores essenciais para as cidades e os estados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp