Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Saiba qual foi a reação de FHC e Serra após tentativa de aproximação feita por Lula

Fotos: Ricardo Stuckert
Lula tenta montar frente ampla para vencer eleição contra Bolsonaro 1º turno; FHC e Serra foram convidados  |   Bnews - Divulgação Fotos: Ricardo Stuckert

Publicado em 20/09/2022, às 07h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o senador José Serra (PSDB-SP) foram sondados pelo PT apoiar publicamente a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vem abrindo diálogo com diferentes setores políticos para tentar se eleger novamente à presidência e mobiliza esforços para conseguir a vitória ainda em primeiro turno.

Segundo o Uol, a ideia de Lula era que a dupla tucana integrasse a frente de ex-presidenciáveis em torno da candidatura de Lula, reunidos ontem em São Paulo. Por motivos distintos, os dois rejeitaram. Entre aliados e ex-rixas, a campanha conseguiu somar oito ex-oponentes em torno do petista.

Dois tucanos históricos aderiram: casos do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa; e o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB). Este declarou voto em Lula e participou de um comício em São Paulo. Nunes foi candidato a vice na chapa de Aécio Neves (PSDB), derrotado por Dilma Rousseff (PT) em 2014.

Além disso, Lula vem conseguindo algumas reconciliações históricas. Recebeu o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede), que estava rompida com o PT há mais de uma década. A chegada de Marina fez com que o ex-presidente reunisse apoio de seis dos 13 presidenciáveis de 2018.

Fernando Henrique Cardoso (FHC) não tem se envolvido na vida pública por conta de problemas de saúde e por isso recusou o convite. Já José Serra rejeitou Lula por ter sua própria candidatura. 

À CNN Brasil, Serra afirmou que é falsa qualquer informação de que irá apoiar Lula porque ele apoia o lançamento de Simone Tebet (MDB).

"Dizer que vou apoiar Lula, ainda mais pelo voto útil, é pura fake news. É PT sendo PT, que pensa que democracia vale só se for pra eles. Minha candidata é Simone”, afirmou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp