Eleições

O povo é pouco consultado, diz analista do TRE sobre processo eleitoral

Publicado em 21/05/2015, às 22h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Entrevistado desta quinta (21) do programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, o analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE - BA), Jaime Barreiro, avaliou o cenário político eleitoral do país e disse que “o povo é pouco consultado”.
Ele criticou a proposta de unificar as eleições municipais e federais em uma única votação e disse que a medida exacerbaria o trabalho da Justiça eleitoral. Ele afirmou também que “são agendas bastante diferentes, e uma delas seria prejudicada”.
Conforme o analista, existem questões que não devem esperar apenas por eleições, mas podem ser resolvidas por meio de plebiscitos e referendos, como o feito em 2005 sobre a comercialização de armas de fogo no país.
Barreiro ainda pontuou que a proposta de tornar o voto facultativo foi barrada pela maioria dos partidos sob a alegação de decisão diminuir a participação e gerar uma crise institucional no país. E criticou também a justiça eleitoral, que segundo ele, oferece pouca instrução ao eleitorado, que em sua maioria desconhece o sistema de votação.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp