Eleições

Em véspera da convenção, vice de Alice não é definido

Publicado em 30/07/2016, às 20h17   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma reunião da coligação que tem a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) como cabeça de chapa para disputar a prefeitura de Salvador terminou sem definição de quem será o vice.  A convenção acontece neste domingo (30) e dois nomes, novamente, permanecem em alta cotação nas “bolsas de apostas”.

A deputada estadual Maria del Carmen,como antecipado pelo Bocão News, recebeu uma ligação do governador Rui Costa para voltar a Salvador, a parlamentar está na Espanha em compromissos familiares, ainda neste domingo. Ela chega no final da tarde. Del Carmen tem a seu favor o fato de ter atuado em diversas funções na capital baiana.

Soma-se a isso, o fato de ela ser do mesmo agrupamento político que o deputado federal Nelson Pelegrino, a Esquerda Democrática Popular (EDP) que é majoritária no diretório municipal do PT em Salvador. Embora tenha recebido uma ligação do governador Rui Costa requisitando a sua presença o quanto antes na Bahia, Del Carmen prefere não confirmar a presença na chapa majoritária.

“Não tem definição. Qualquer um de nós do partido responsabilidade e compromisso com Salvador. É sempre algo importante. Tem muito sentimento nisso tudo pela relação que a gente tem com a cidade. Já foi secretária de Infraestrutura, de Ação Social. Já dei contribuições importantes para Salvador. Ajudamos a construir vários projetos que agora estão sendo realizados e vamos continuar fazendo isso seja como candidata, como deputada e como cidadã”.

Também no páreo está o deputado federal Jorge Solla. Dos 125.159 votos que teve em 2014 quando disputou uma cadeira para a Casa Baixa do Congresso Nacional 26.718 foram dados por eleitores de Salvador. Dentro do PT ficou atrás apenas de Pelegrino na cidade. Pelegrino teve 46.896 na capital, contudo, na votação geral foram 111.252, ou seja, menos sufrágios que Solla.

O deputado federal, ao sair da reunião da tarde deste sábado, afirmou ao Bocão News que “No jogo de xadrez desta eleição, esta é uma decisão muito importante e, como faz parte da tradição de nosso partido, decisões importantes são tomadas após muito diálogo e muita efervescência. Assim como o outro lado aguarda nossa definição, adiando ao máximo para definir a chapa deles, nós também estamos na posição do técnico que espera a escalação do adversário para definir o time que vai a campo".

Muito mais que a disputa entre chapas propriamente dita o que tem postergado a decisão é a necessidade de sinalização do governador Rui Costa de se posicionar quanto à estratégia e ao suporte político e financeiro da empreitada. Esta é uma conjuntura que nenhum dos envolvidos no processo de definição aborda, mas é sabido que falta à coligação de Alice uma maior presença do governador na construção da estrutura de campanha.

Del Carmen chega neste domingo a noite, portanto, depois de encerrada a convenção de Alice Portugal. Neste sentido, se não houver entre a noite deste sábado e início da manhã de domingo uma posição real de Rui Costa (outra reunião foi marcada para 8 horas deste domingo) o vice pode ser conhecido apenas na segunda-feira (1°) ou depois disso. O limite é o prazo legal, dia 5 de agosto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp