Eleições

ACM Neto é reeleito prefeito de Salvador

Publicado em 02/10/2016, às 18h18   Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) foi reeleito com 73,99% dos votos, neste domingo (2), em primeiro turno. O resultado foi confirmado às 18h15. 
A candidata Alice Portugal (PCdoB) ficou em segundo lugar na disputa com 14,55% dos votos, seguida pelo Pastor Sargento Isidório (PDT), com 8,61%. Cláudio Silva (PP) teve 1,46%, Fábio Nogueira (PSOL) 1,04%, Célia Sacramento 0,23% e Da Luz 0,13%.
ACM Neto conseguiu um feito histórico ao ser reeleito no primeiro turno. A última vez que um candidato à prefeitura de Salvador foi reconduzido ao cargo sem segundo turno foi em 2000, quando Antonio Imbassahy se reelegeu com 53,74%. 
Votação
O prefeito ACM Neto votou pela manhã na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. O democrata pregou humildade e voltou a se esquivar sobre a possibilidade de concorrer ao Governo do Estado, nas eleições gerais de 2018.
“Isso não sai da cabeça dos meus adversários. Eu fui claro e transparente ao dizer que este assunto não foi tratado nas eleições. Eu não estou preocupado com 2018. Hoje é olhar para o que vai acontecer nestas eleições. Caso tudo dê certo. Nosso foco e prioridade será preparar o governo de Salvador para que seja tão bom quanto o primeiro”, destacou.
Perfil
ACM Neto foi deputado federal por três mandatos. Em 2010, foi o parlamentar mais votado na Bahia, e oitavo no Brasil. Advogado por formação, o democrata já foi vice-presidente da Câmara e Corregedor.
Nas eleições em cargos majoritários, Neto teve uma derrota em 2008, quando se candidatou pela primeira vez à prefeitura da capital baiana. Em 2012, foi eleito prefeito em Salvador, vencendo o candidato petista Nelson Pelegrino.  

Atualizado às 22h33

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp