Eleições

Cientista político acredita em candidatura de Lídice a deputada e fortalecimento de Jutahy ao Senado

BNews
Para professor, exclusão da socialista era previsível  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/06/2018, às 09h49   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Após o governador Rui Costa (PT) anunciar o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), como o segundo pré-candidato ao Senado na chapa majoritária, a senadora Lídice da Mata (PSB) deve desistir da reeleição para disputar um mandato de deputada federal. Essa é a avaliação do cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Joviniano Neto, para quem a escolha pelo pessedista também pode ajudar Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), pré-candidato à Câmara Alta na chapa de José Ronaldo (DEM).

“Era uma decisão previsível, anunciada há bastante tempo. O governo e a direção do PT privilegiaram a aliança com os partidos de centro, principalmente com o de Otto Alencar, que tem um peso cada vez maior na Bahia. E era previsível a reação [do PSB]. Lídice vai fazer uma campanha atrasada, mas forte, para deputada federal. E uma parte dos eleitores que votaria nela, não votará em Coronel”, disse, em entrevista ao BNews.

No entanto, segundo Joviniano, caso haja polarização na disputa, Coronel pode receber uma considerável quantidade de votos. “Do outro lado, Lázaro, que diz apoiar Bolsonaro, e Jutahy, ligado ao neoliberalismo, pode ser que, com a polarização, as pessoas terminem votando em Angelo Coronel. Mas uma parte votará em branco ou em uma alternativa, e isso poderá ajudar a eleger um senador pela oposição, que parece ser Jutahy”, prosseguiu.

Segundo o professor, a exclusão de Lídice “enfraquece a campanha dos militantes de esquerda”, que são menos numerosos do que o eleitorado do interior do estado. Ainda na sua avaliação, candidatos alternativos, como os do PSOL e do MDB, terão poucas chances. “Os candidatos mais fortes são os do governo e os de José Ronaldo. Outros candidatos marcariam posição e abririam espaço para o voto de protesto”, pontuou.

Matérias relacionadas:

Rui confirma Coronel como candidato ao Senado
Suplência ao Senado está entre PSB, PCdoB e PP
“Ninguém olha quem está no banco de reserva”, diz Rui sobre suplência do Senado
Após reunião, PSB não define futuro de Lídice da Mata e demonstra indignação com escolha de Coronel
Após reunião sem acordo, PCdoB mantém expectativa de compor majoritária de Rui, diz Olívia
Wagner diz que PSB tem razão em estar insatisfeito com Lídice fora da chapa
'Eu tive que manter o equilíbrio da chapa', diz Rui ao justificar a exclusão de Lídice

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp