Eleições

Pesquisa CNT/MDA em SP mostra liderança de Bolsonaro em cenário sem Lula

Reprodução
Ex-governador do estado, Alckmin só chegou a 15% das intenções de voto  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 08/08/2018, às 17h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte - CNT/MDA, realizada entre eleitores do estado de São Paulo e divulgada nesta quarta-feira (8), apontou a liderança do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida à Presidência da República, em cenários sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – preso há 4 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com ausência de Lula, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 18,9% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 15%. Em seguida aparecem Marina Silva (Rede), com 8,4%; Fernando Haddad (PT), 8,3%; Ciro Gomes (PDT) 6%; e Álvaro Dias (Podemos), 1,8%. O senador Álvaro Dias (Podemos) aparece com 1,8%, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), ambos com 1,1%, e Henrique Meirelles (MDB), com 1%.

No cenário com Lula, o petista fica à frente com 21,8%, seguido por Bolsonaro com 18,4%, e Alckmin com 14%. No pelotão de trás aparecem Marina Silva, com 6,7% e Ciro Gomes, com 5%, tecnicamente empatados.

A pesquisa CNT/MDA foi realizada entre os dias 2 e 5 de agosto e contou com 2.002 entrevistados, distribuídos em 75 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo. A margem máxima de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, ao passo que o nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima prevista. O levantamento teve custo de R$ 84.330,00 e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-05911/2018.

O levantamento, segundo informações de Infomoney, foi realizado antes do fim das convenções partidárias e por isso considerou a candidatura de Manuela D'Ávila (PCdoB), que fechou acordo para ocupar a vice na chapa encabeçada pelo PT ao longo da disputa, substituindo Fernando Haddad no posto. O ex-prefeito pode ocupar a cabeça da chapa caso Lula, hoje inelegível, seja impedido de disputar, em função da Lei da Ficha Limpa. No levantamento sem Lula, Manuela teria 1,1% das intenções de voto dos eleitores paulistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp