Eleições

No debate da Band, 10% dos tuítes foram de robôs ou fakes

Marlene Bergamo/Folhapress
Levantamento aponta que Marina Silva foi a candidata mais afetada   |   Bnews - Divulgação Marlene Bergamo/Folhapress

Publicado em 11/08/2018, às 19h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma medição em tempo real no Twitter durante o debate da Band, realizado na noite de quinta-feira(9), mostra que 10% de todas as publicações que citaram os presidenciáveis foram feitas por robôs ou perfis falsos. A informação é do jornal O Globo com base nos dados compilados pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data. No total, foram analisadas quase 148 mil postagens.

De acordo com o levantamento, o uso dos perfis automatizados — estratégia já conhecida na manipulação do debate político nas redes sociais — teve como principal vítima Marina Silva (Rede). 

Dos 12.762 tuítes sobre a ex-senadora, 16,84% foram publicados por esse tipo de conta. Segundo Sergio Denicoli, diretor da AP/Exata e pós-doutor em comunicação digital, no caso de Marina a ação dos bots foi provavelmente um ataque.

"Em relação aos perfis falsos e robôs, ela foi proporcionalmente a mais visada. Começaram a postar memes depreciativos, numa tentativa de desconstruir a candidata. Em sondagens anteriores já tínhamos visto que a atuação de robôs a favor de Marina é quase zero", explica Denicoli.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp