Eleições

João Henrique prioriza funcionalismo público em plano de governo

Gilberto Júnior/BNews
Ele promete salários dignos e melhoria nas condições de trabalho   |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 28/08/2018, às 16h50   Fernanda Chagas


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), candidato ao governo do estado pela coligação Prona, PRTB e PSL, em seu plano de governo traz o funcionalismo público como prioridade. Um eixo do documento é dedicado ao tema.

Em 35 páginas, ele homenageia o pai, o ex-governador João Durval, e justifica que a medida visa renovar o seu compromisso e de Durval com a valorização da categoria. 

Nesse quesito ele promete salários dignos, melhoria nas condições de trabalho, pagamento de todos os processos julgados e transitados, assim como todos os outros direitos trabalhistas, a exemplo da URV, desde que atendam às prerrogativas jurídicas, fiscais e orçamentárias. 

Porém, chama atenção o vínculo que ele estabelece com a figura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), citado como futuro presidente, nas resoluções do setor de segurança pública e a busca por unidade do estado com o setor de inteligência do Exército e Polícia Federal. 

Segundo o documento, faz-se necessário um pacto federativo que envolva o Governo Federal, Governo da Bahia, Ministério Público, Tribunal de Justiça, ONGs e prefeituras. 

“O futuro governo do presidente da República Jair Bolsonaro irá priorizar esse tema, primeiro por ser um dos problemas que está afligindo o povo brasileiro e segundo, por conta da sua formação e experiência como capitão do Exército e parlamentar. Contribuirá bastante, também, o seu vice-presidente, o general do Exército Hamilton Mourão, filiado ao mesmo partido que o nosso, o PRTB, o que permitirá que nós, aliados seus, solicitemos que a segurança pública da Bahia esteja dentro do pacote de ações a serem implementadas por sua gestão. Será de suma importância pra nosso estado uma unidade com o setor de inteligência do Exército e Polícia Federal”, diz o texto. 

Nesse contexto, o perretebista elenca envidar esforços para modernizar o aparato policial, nos aspectos de infraestrutura, pessoal, tecnologia e logística e ampliar o modelo de gestão integrada da segurança pública.

As promessas de valorização profissional e salarial das carreiras policiais e formação e capacitação sistemática dos profissionais que atuam nas diversas áreas da segurança, com ênfase nos Direitos Humanos também estão pauta. 

Saúde e educação - Para a saúde, diz que envidará esforços para aumentar a quantidade de leitos em hospitais de referência e principalmente em Unidades de Terapia Intensiva – UTI; para recompor o quadro de servidores com concursos na rede própria estadual, bem como eliminar as filas para tratamentos de doenças de maior complexidade, juntamente com os municípios; dentre outras ações.

No setor de educação, a prioridade o compromisso é de consolidação do Sistema e do Plano Estadual de Educação, na perspectiva da garantia do direito à educação em todas as dimensões, níveis e modalidades, para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da Bahia, a fim de proporcionar uma educação pública gratuita e de qualidade. 

Habitação, meio ambiente, saneamento, regularização fundiária, integração da cidade com o campo, infraestrutura, comércio, indústria e serviços e transporte público digno e acessível a todos também integram o plano, bem como uma máquina pública eficiente e transparente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp