Eleições

Ex-senador da Itália se candidata a deputado no Brasil

Reprodução
O ítalo-brasileiro Fausto Longo já foi senador e agora é deputado na Itália   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/08/2018, às 12h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ter sido eleito em março passado para uma cadeira na Câmara dos Deputados da Itália, pelo centro-esquerdista Partido Democrático (PD), o ítalo-brasileiro Fausto Longo, 66 anos, será candidato a deputado federal pelo MDB, partido de Michel Temer, nas eleições de outubro de 2018. Longo já havia sido senador da República Italiana por cinco anos.

Em carta enviada ao jornalista e apresentador de TV Enrico Mentana, que ironizara a candidatura com um post no Facebook, Longo garante que renunciará ao mandato na Itália caso seja eleito no Brasil.

Ele diz ainda, segundo o Terra, que houve um pedido para que levasse sua experiência "amadurecida" na política e no Parlamento italianos ao Brasil. "Decidi seguir esse caminho não para renegar meu percurso nas instituições italianas, mas para contribuir para tornar mais firme e capaz a política brasileira", escreveu o deputado.

Longo foi eleito deputado pela circunscrição da América do Sul, com 9.393 votos. No Brasil, ele será candidato por São Paulo, mas enfrenta a oposição da Procuradoria Regional Eleitoral do estado, que pede a cassação de sua candidatura.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Longo ainda tem o status de "aguardando julgamento".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp