Eleições

TRE nega ação contra majoritária de Zé Ronaldo por suposto "showmício" de Irmão Lázaro

BNews/Arquivo
Decisão é da Juíza Auxiliar da Propaganda Eleitoral, desembargadora Carmem Lucia Santos Pinheiro.  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 29/08/2018, às 19h43   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia negou uma representação formulada pela "Coligação Frente Do Trabalho Por Todos os Baianos" contra a majoritária do candidato do DEM, Zé Ronaldo. A decisão é da Juíza Auxiliar da Propaganda Eleitoral, desembargadora Carmem Lucia Santos Pinheiro.

Segundo a parte autora, os representados promoveram durante a convenção estadual dos Democratas, realizada em um hotel, um suposto "showmício" do cantor e candidato ao cargo de senador Irmão Lázaro (PSC), no qual este efetuou uma apresentação musical (veja no vídeo abaixo). 

Afirmou ainda que com tal conduta “em manifesta violação à isonomia entre os candidatos e às normas que regem a propaganda eleitoral, os Representados, de forma extemporânea, anteciparam a sua publicidade eleitoral, objetivando ‘sair na frente’ dos demais candidatos, prática esta totalmente ilegal e que viola a igualdade de oportunidade entre os concorrentes”.

Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), por sua vez, apresentou peça de defesa, alegando que o caso configurou apenas uma reunião sem qualquer pedido explícito de votos. Disse, também, que inexistiu o apontado showmício, pois o candidato “apenas saúda os militantes políticos utilizando-se de uma breve e única canção”.  

"Em face da legislação eleitoral, na espécie, verifica-se de pronto que o evento guerreado encontra guarida nas normas eleitorais acima citadas, porquanto não há prova de que o ato foi aberto à população em geral, ou que houve convite a todo o eleitorado. Observa-se que se trata a hipótese de evento fechado de realização da escolha de candidato em convenção, encontrando tal fato subsunção nos dispositivos permissivos da legislação eleitoral", justificou a desembargadora no despacho.

Assista ao vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp