Eleições

TRE-BA homologa renúncia de candidatura de Maria Quitéria

Arquivo BNews
Decisão foi publicada nesta terça-feira (4) pelo juiz Diego Luiz Lima Castro   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 04/09/2018, às 16h59   Alexandre Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) homologou nesta terça-feira (4) o pedido de renúncia de candidatura da ex-prefeita da cidade de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (Avante), até então postulante a deputada federal.  

"Do exame dos autos, constata-se o atendimento dos requisitos autorizadores da homologação da renúncia da candidatura pleiteada, em conformidade com o disposto no artigo 65 da Resolução TSE nº 23.548/2017. Pelo exposto, atendidos os requisitos legais, homologo a renúncia de Maria Quitéria Mendes de Jesus", assinalou o juiz Diego Luiz Lima Castro.

A candidatura de Quitéria havia sido contestada pela coligação “Unidos Para Mudar a Bahia” (DEM/PRB/PV/PSDB), uma vez que ela teria deixado a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) fora do prazo de desincompatibilização para se oficializar na disputa. 

O grupo argumenta que ela exerceu, nos últimos seis meses anterior ao pleito, posto com status de dirigente de entidade— exercício que configura inelegibilidade.

Antes de comandar a Flem, Quitéria liderou a União dos Municípios da Bahia (UPB). 

Diferentemente do informado na versão original do texto, Maria Quitéria não teve o pedido de candidatura impugnado pelo TRE-BA. O texto foi corrigido. Atualizado às 17h40.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp