Eleições

Mesmo preso, Maluf é cabo eleitoral de candidato a deputado federal

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Ex-deputado está em material de campanha do filho de seu assessor  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Publicado em 06/09/2018, às 07h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) está preso —mas segue firme como cabo eleitoral, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. “Quem é Maluf vota Guilherme Ribeiro”, diz o material de propaganda do filho de Jesse Ribeiro, assessor do ex-deputado. Maluf diz num texto que não quer deixar “a eleição no desamparo”. 

A Câmara dos Deputados cassou, em agosto, o mandato dele. A decisão da Mesa Diretora foi unânime. A defesa do deputado afirmou, por meio de nota, que a Mesa "não tem o direito de cassar nenhum mandato". Segundo a defesa, a decisão é "exclusiva" do plenário da Casa. 

Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, em maio de 2017. O ex-parlamentar começou a cumprir a pena em dezembro do ano passado, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Em março deste ano, o ministro Dias Toffoli autorizou que Maluf cumprisse prisão domiciliar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp