Eleições

Analistas avaliam desdobramento político do ataque sofrido por Bolsonaro

Reprodução/Twitter
Presidenciável foi atingido com golpe de faca durante comício em Minas Gerais   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 06/09/2018, às 18h01   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O ataque ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), esfaqueado durante um comício em Juiz de Fora, Minas Gerais, nesta quinta-feira (6), agitou o ambiente de campanha política a um mês das eleições.

Analistas políticos ouvidos pelo BNews apontam que o tabuleiro eleitoral pode ganha novas configurações.

“Depende de qual narrativa prevalecer”, explica o professor de comunicação e política da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wilson Gomes.

O cientista político Joviniano Neto considera que a repercussão do episódio deve variar a partir da “motivação real do autor e a motivação que será atribuída a ele”, especialmente nas redes sociais, onde Bolsonaro tem diversos apoiadores.  

“O fato de ser atacado fortalece diante dos que já o apoiam e pode atrair a atenção de indecisos, considerando ele como vítima”, segue.

“A curto prazo, isso fortalece a adesão dos ‘bolsonaristas’ e enfraquece o trabalho de Geraldo Alckmin de desconstrução da imagem dele. É difícil criticar alguém que foi ferido e está como vítima. Isso também pode ser usada contra o PT”, afirmou, ao lembrar da recente declaração de Bolsonaro de “fuzilar a petralhada” durante um evento no último dia 1º, no Acre. 

“Isso pode aumentar o anti-petismo”, acrescentou Joviniano.

Relacionadas:

Alvejado no fígado, Jair Bolsonaro passa por cirurgia

Temer diz que atentado contra Bolsonaro é 'intolerável'

Homem suspeito de esfaquear Jair Bolsonaro em ato de campanha é preso em MG

Jair Bolsonaro é esfaqueado em ato de campanha em MG; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp