Eleições

Crescem especulações de Lídice na Esplanada dos Ministérios em eventual eleição de Haddad

Arquivo / Bocão News
A socialista tem caminho certo à Esplanada dos Ministério se a conjuntura política resultante das urnas lhe favorecer  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Bocão News

Publicado em 03/10/2018, às 16h01   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias um nome baiano tem crescido na bolsa das apostas para integrar o primeiro escalão de uma eventual presidência de Fernando Haddad (PT): o da ainda senadora Lídice da Mata (PSB).

Candidata a deputada federal nas eleições deste ano, a socialista tem caminho certo à Esplanada dos Ministério se a conjuntura política resultante das urnas lhe favorecer.

De acordo com o apurado pelo BNews, a baiana tem tudo para figurar como uma ou a deputada do PSB mais bem votada do Brasil. Mas para isso acontecer, dependerá também de cenários eleitorais vindos do sul e sudeste do País, especificamente de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Qual pasta ela poderia ocupar? Isso ainda é um mistério, como também sua eventual nomeação que figura meramente no campo especulativo.

Lídice goza de prestígio com os petistas nacionais, apesar de ter sido preterida da vaga para senadora na chapa majoritária de Rui Costa (PT) no pleito deste ano por causa das costurar locais, fato que pode ser levado em conta.  

A senadora, no período do processo do impeachment da presidente Dilma Rouseff (PT), fez parte da tropa de choque e se manteve com a petista até o fim do governo. O ato de lealdade da socialista baiana é mais um item desse credenciamento.

Outro fator de desenho do caminho das pedras é a condução do PSB nacional no pleito presidencial. Atualmente os socialistas estão “neutros”, após flertarem com a candidatura de Ciro Gomes (PDT). Com a possibilidade de afunilamento para o segundo turno, uma aproximação pode ser feita em prol de Haddad, caso o petista avance. Ainda é difícil mensurar se os ressentimentos da era oposicionista do PSB na gestão Dilma impactarão essa unidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp