Eleições

Olívia Santana não é a primeira mulher negra eleita para a Alba

Divulgação/Câmara Federal
Maria José Rocha Lima, conhecida como Zezé, teria ganhado o título ao se eleger pelo PCdoB em 1990   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara Federal

Publicado em 10/10/2018, às 13h16   Fernanda Chagas


FacebookTwitterWhatsApp

As eleições de domingo (7) conduziram a ex-vereadora Olívia Santana (PCdoB) ao posto de deputada estadual. Com sua vitória eleitoral veio o título de primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Parlamento baiano. 

Entretanto, conforme consta nos livros de história e nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Maria José Rocha Lima, conhecida como Zezé, foi eleita em 1990 pelo PCdoB, mesmo partido de Olívia, e foi a primeira parlamentar que se autodeclarava negra a ocupar a Casa de Leis da Bahia. 

Reeleita em 1994 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Zezé é pedagoga com especialização em Psicopedagogia e em Culturas Negras no Atlântico pela Universidade de Brasília, bem como mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana do México. Na Alba, criou a primeira Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher do Brasil. 

Foi consultora da Unesco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), vice-presidente da CNTE, relatora para a área de Educação da equipe de transição do primeiro Governo Lula, bem como foi assessora especial do ministro da Educação em 2003. 

Desempenhou a função de secretária-adjunta da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), elaborou o Programa de Alfabetização do Ministério da Educação de Angola e ganhou o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro, da Câmara dos Deputados.

Foi agraciada também com o diploma Bertha Lutz, do Senado Federal para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. Zezé continua mantendo relações com a Bahia.

Olívia, por sua vez, eleita aos 51 anos em 31º na lista dos 63 eleitos para a próxima legislatura baiana, não foi encontrada pela reportagem para comentar se tinha conhecimento sobre o assunto. 

Pedagoga como Zezé, essa será a primeira vez que Olívia ocupará o parlamento estadual. Sua trajetória política até aqui foi no Legislativo Municipal de Salvador, onde permaneceu por dois mandatos. 

Foi secretária de Educação e Cultura de Salvador em 2005 e no governo Rui esteve à frente de duas pastas: Política para Mulheres e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp