Eleições

Em editorial, Folha de S.Paulo questiona 'qual Bolsonaro assumirá o poder' e nega guerra com candidato

Vagner Souza/BNews
“Que rumo dará à economia nacional, se eleito?"  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/10/2018, às 10h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em seu editorial deste domingo (28), o jorna Folha de S.Paulo questiona “qual Bolsonaro assumirá o poder”. “Esperava-se que o capitão reformado fizesse bom uso das três semanas a separar o primeiro do segundo turno para apresentar suas propostas, principalmente na área econômica, moderar a retórica extremista e acenar ao grande contingente de eleitores que fizeram outra opção em 7 de outubro”, analisa, e pergunta:

“Que rumo dará à economia nacional, se eleito? O do parlamentar com registro de votos estatizantes e corporativistas ou o do liberal recém-batizado nas águas do mercado, que promete bater continência a Paulo Guedes?”, prossegue. 

E classifica como ‘abomináveis’ as críticas de Bolsonaro e do filho, Eduardo, ao STF e à imprensa. “Retóricas ou não, sinceras ou oportunistas, as ofensas às instituições, aos direitos humanos e a liberdades fundamentais por parte do capitão reformado —e de seus acólitos do baixo clero agora elevados às luzes da ribalta— conotam comportamento abominável”, diz o texto.

O jornal também tece críticas a Fernando Haddad e ao PT e à falta de autocrítica do partido, e ressalta que não está em guerra com nenhum candidato. “Esta Folha não está em guerra com Bolsonaro, ou qualquer candidato; bate-se, sim, pela democracia. Não depende de verbas do governo para sobreviver, mas de seus leitores —seu site recebeu mais de 50 milhões de visitantes apenas em outubro— e de seus anunciantes. Seguirá na planície do apartidarismo, do jornalismo crítico, dando abrigo a opiniões plurais. Intransigente na defesa de direitos humanos, do combate à desigualdade e da solução pacífica de conflitos”, acrescenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp